Dia das Mães

By Blog Bru Cerqueira - 08:22


A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.


Essa que está com a bolsa de lado(NOVINHAAA) é a minha Mami, eu sou a que tá com o celular na mao. Então para minha mãe, para as minhas leitoras e amigas blogueiras um feliz dia das mães para vocês.

  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei o teu texto, com muitas informações histórias, arrasou...ficou muito lindo. E nossa menina, sua mãe e super novinhas...vocês parecem irmãs na real...chocada kkk ♥

    ResponderExcluir
  2. Que texto interessante, a criação da dat dias das mães; a história é legal. Sua mãe e vc linda (sua mãe super novinha), bejus de luz pra vocês e feliz dia das mães pra sua rainha!

    ResponderExcluir
  3. Que linda a origem dos dias das mães, uma pena que atualmente tenha se tornado uma data mais comercial do que afetiva como deveria ser. Eu não conhecia a origem dessa data e achei muito legal e bonito. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Que texto incrível! Amei saber a história desse feriado! Sua mãe é linda! ❤❤ parabéns pelo post. Sucesso linda!

    ResponderExcluir
  5. O sorriso no rosto de quem não precisa de um teste de DNA, vocês são iguaizinhas! Hehe

    Gostei muito do post, parabéns pela pesquisa e composição!

    😙

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, como vai?
    Confesso que nao sabia da história mas achei ela super encantadora. Realmente uma pena que atualmente tenha se tornado uma data mais comercial do que afetiva como deveria ser. Gostei bastante do post. beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a história do dia das mães, mas adorei saber um pouco sobre essa data. Não tinha ideia de que tinha começado nos EUA, mas achei super legal. Você e sua mãe são lindas! Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Texto super interessante, muito legal saber um pouco mais das histórias. Eu sou louca por dia das mães e me da uma nostalgia muito grande e vontade de ficar com a minha mais tempo ainda.

    ResponderExcluir
  9. Amei os textos, as informações são muito boas! Quanto a sua mãe, ela é muito lindo e nova!! Quero desejar a ela, um dia as mães muito especial e com tudo que ela tenha direito! Sucesso para vocês duas!

    ResponderExcluir